top of page

EI, GV: JÁ É ECONO!



Faltam 9  dias para o maior campeonato universitário do continente. Mas a verdade é que as Economíadas começam, antes do apito soar ou do primeiro grito na arquibancada.


Começa no primeiro treino do ano. No primeiro “Vamo, GV!” ecoando no vestiário. Na primeira vez em que alguém veste o preto e amarelo com orgulho — ainda sem saber o tamanho da história que está carregando no peito.


O Econo é mais que competir, é mais que medalhas, troféus ou vitórias. É fazer parte de algo que transforma. Para muitos, é a experiência mais marcante da graduação, é treinar exausto depois da aula, é perder um jogo e voltar no dia seguinte. O Econo é deixar tudo em quadra, na piscina, no tatame, no tabuleiro ou no campo. Porque ali, você não joga só por você: joga por quem veio antes, por quem está ao seu lado e por quem ainda vai chegar. É família. É ser GV.


Os jogos representam toda a história da FGV, uma das fundadoras do evento, que com toda a tradição sempre fez bonito. O Econo é sobre o passado, sobre a glória e a tradição que contagiam cada aluno, mas também sobre o futuro, sobre as conquistas que ficarão marcadas para sempre na história GVniana. E claro, é, também, sobre o presente, sobre honrar o manto preto e amarelo dando o melhor, em quadra ou arquibancada. 


Economíadas 2024. Reprodução: AAGV
Economíadas 2024. Reprodução: AAGV

Não dá para explicar o que é ouvir a APA e a Tatubola puxando o grito nas arquibancadas.É adrenalina com arrepio. Nervosismo com orgulho. É quando você percebe que o esporte une de um jeito que nenhuma outra experiência da GV consegue. Todos os depoimentos que recebemos nesta edição têm algo em comum: ninguém falou de placar, todos falaram de sentimento, de propósito, de jogar por todos os torcedores e de representar algo muito maior do que um time. Daquela certeza inabalável: de que a GV está com você.  Falaram, ainda, da saudade que vai bater.


Essa saudade existe, claro. Por dias após os jogos vemos alunos relembrando os melhores momentos, os atletas celebrando vitórias ou lamentando derrotas. Mesmo após o estalar dos tambores em São Carlos, ficamos ainda com os ouvidos zunindo no acorde dos cantos e hinos. Tudo isso, claro, acontece. Mas também, essa saudade é o que dá força para mais um ano de preparo e muita determinação, para chegar na próxima edição e fazer ainda melhor.


Então, se você vai competir este ano, fica aqui a dica: aproveite cada segundo, treino e cada jogo. Porque o que você vai viver no dia 27 de abril e entre os dias 1º e 4 de maio não tem replay — mas vai morar com você para sempre.


E, se você vai torcer, o recado é um só: grita mais alto, canta mais forte. É fundamental que você não só curta o momento, mas também que vibre e se emocione nas arquibancadas. Afinal,  é o seu apoio que transforma atleta em lenda.


No final, tudo vale a pena. Porque o que se vive nas Economíadas não acaba no último jogo.


Fica na memória, na voz rouca, no corpo cansado que joga mesmo depois da dor, na mente leve de quem sabe que fez história. Fica no coração que bate preto e amarelo pra sempre.


Tudo o que podemos falar é: venham para o Econo. Não percam a oportunidade de vivenciarem os dias mais incríveis da vida do GVniano. Uma experiência única que todo mundo precisa conhecer. Esse ano não deu? Fica para o próximo, mas vá. serão quatro dias perfeitos para todo mundo, do atleta ao torcedor, ser GV para além do que o peso do diploma traz


Ser GV é carregar uma história que começou muito antes da gente e que vai perdurar por anos. Carregamos o legado. Marcamos gerações.



Texto: AAGV Revisão: Ana Carolina Klauss, Artur Santilli e Arthur Quinello

Imagem de capa: Reprodução AAGV Econo 2024.


Comments


bottom of page