top of page

MORRE PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS



Morreu, aos 88 anos, o Papa Francisco, pontífice histórico que promoveu mudanças na Igreja Católica. O falecimento foi anunciado pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira pelo cardeal Kevin Farrell. 



“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja.” Anuncia a declaração de Farrell. 


“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.” Segue o comunicado do camerlengo do Vaticano. 



Jorge Mario Bergoglio, o Papa, passava por problemas respiratórios desde o começo do ano. Em fevereiro, o pontífice foi internado com bronquite e apresentou quadros de infecções bacterianas, além do diagnóstico de pneumonia. 


Ao longo dos quase 40 dias de internação, antes de receber alta em 23 de março, o Papa Francisco passou por inúmeras dificuldades de saúde e teve sua condição definida pelo Vaticano como “complexa”. 


A frente da Igreja por quase 12 anos, assumindo a posição em 2013, como substituto de Bento XVI, Francisco marcou a história da Igreja Católica como o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o cargo mais alto da instituição. Ele deixa para trás um legado de reformismo e tolerância dentro da Santa Sé. 



As atenções mundiais agora voltam para o Vaticano a fim de se descobrir quem assumirá a cadeira do papado. O caráter reformista e liberal de Francisco dividiu o Vaticano e a comunidade católica global nos últimos anos e há grande interesse em se descobrir a linha de atuação do novo pontífice. 


A expectativa positiva é que a Igreja siga com um papado aberto às mudanças e de abordagem mais reformistas como a de Francisco que, em sua última declaração em vida, no domingo de páscoa (20), pediu cessar-fogo em Gaza e apelou pela paz mundial. 


Comments


bottom of page